alt="Inicio"
Entrada seta Pelouro da Juventude seta Iniciativas seta Projetos Culturais e Artísticos
Projetos Culturais e Artísticos e-mail

O Pelouro da Juventude entende que não deve ser a Câmara Municipal a impor um ambiente cultural à sua população. Deve antes estar atenta aos movimentos espontâneos da sociedade e proporcionar os meios necessários à concretização dos seus projetos culturais e artísticos. Mesmo assim, não deve divorciar-se do seu papel orientador e promotor de ações de interesse garantido, contribuindo decisivamente para a formação cultural, intelectual e artística dos jovens.

Nessa linha de ação, o Pelouro da Juventude acolhe um vastíssimo leque de atividades, que abarcam as áreas da música, do teatro, da literatura, do cinema, das artes plásticas e de outras expressões culturais e artísticas juvenis.

É por essa razão que os auditórios do Fórum Jovem da Maia e da Casa do Alto têm níveis de ocupação muito próximos dos 100%, o que leva o Pelouro da Juventude a procurar espaços alternativos em outras salas do Concelho, dando assim uma resposta à totalidade das solicitações e promovendo também, a descentralização da atividade cultural e a dinamização dos espaços culturais que foram surgindo por todo o Concelho.

Artes Plásticas

As Salas de Exposições registam igualmente índices de ocupação elevadíssimos, existindo permanentemente exposições em curso durante todo o ano. Importa referir que essas exposições exibem trabalhos de pintura, escultura, instalação e fotografia quase exclusivamente de jovens artistas plásticos do Concelho da Maia.

Expressão Dramática e Corporal para Jovens Portadores de Deficiência

As questões ligadas à deficiência foram sempre tidas em linha de conta na ação do Pelouro da Juventude. Registe-se que no Fórum Jovem da Maia colaboram jovens portadores de deficiência, num universo de quatro funcionários, em projetos acompanhados por equipas especialistas e que visam a inserção desses jovens na vida ativa e no mercado de trabalho.
 
Para além disso, cerca de 40 jovens portadores de deficiência mental frequentam semanalmente, no Fórum Jovem da Maia, ações de formação das áreas da Expressão Dramática e Expressão Corporal. Esta ação, realizada por Formadores do staff do Fórum Jovem da Maia que se disponibilizam para este tipo de trabalho, é considerada pelos terapeutas como fundamental para a sua valorização pessoal e para a integração social que se impõe.

Deste trabalho resulta, duas vezes por ano, um espetáculo designado “Movimentos Fantasias”, onde, em formato de audição, é dado a conhecer ao público os projetos desenvolvidos ao longo do ano. Esta é uma das ações que mais contribui para a construção da autoestima destes jovens e das suas famílias e que mais contribui, também, para a sua integração social.

Artes Performativas

MAIA SHOWCASE
Mostra o teu talento!

O Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia institui o programa “MAIA SHOWCASE” com o intuito de proporcionar aos jovens artistas que se movimentam na área das artes performativas, a oportunidade de experimentarem os seus projetos em contexto real e de os promoverem junto do público.

Destina-se a jovens residentes no concelho da Maia que, individualmente ou em grupo, desenvolvam projetos originais e criativos, nas áreas da música, da dança e da expressão dramática.

O Pelouro da Juventude disponibiliza as suas estruturas - Fórum Jovem da Maia e Complexo Municipal da Casa do Alto - bem como outros espaços municipais adequados às performances propostas, assim como os recursos humanos e outros que estejam disponíveis. Disponibiliza, ainda, a promoção do evento junto da comunicação social e das plataformas web da Câmara Municipal da Maia.

Como participar?
Se tens um projeto que se enquadra no conceito do Maia Showcase e gostarias de o apresentar publicamente, envia um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail com uma breve descrição do projeto e a apresentação das pessoas envolvidas. Rapidamente será agendado um encontro onde, pessoalmente, serão debatidos e analisados todos os detalhes do teu projeto.

Condições
Os jovens com idade inferior a 18 anos deverão estar devidamente autorizados pelos pais ou outros tutores legais.

 

 
Advertisement
Advertisement
 
Advertisement
 
Advertisement
Advertisement
 
 
Advertisement
 
 
 
 
 

FJ
CA
LJ
GAAPP
AJM
CMJ

Meteorologia

O Tempo na Maia

O Pelouro no ...

logo twitter  
 

Localização

Mapa