alt="Inicio"
Entrada seta Notícias seta Diário do Festival de Teatro Escolar 2009 - Fórum Jovem
Diário do Festival de Teatro Escolar 2009 - Fórum Jovem e-mail
fotoO sétimo e último dia - Vê algumas fotos aqui

O sétimo e último dia do Festival de Teatro Escolar da Maia esteve a cargo da Companhia “Bobos da Corte”, formandos do Curso Modular de Animador Sóciocultural da Castelmaia.

Tratou-se da interpretação do conto “O Rei vai nu”, com recurso ao teatro de fantoches em paralelo com actores reais, resultando um espectáculo com um formato criativo e cenicamente muito apelativo.

Orientados pelos formadores Aida Soares, Cristina Briona e Octávio Bastos, os 17 formandos vivenciaram a experiência de estar em palco, de trabalhar em equipa e de enfrentar o público, o que complementa a sua formação de Animadores Socioculturais.


 


fotoO sexto dia - Vê algumas fotos aqui

No segundo dia de participação no Festival de Teatro Escolar da Maia a Companhia “Escola em Palco” da EB 2/3 de Gueifães, apresentou mais dois dos seus trabalhos recentes: “O Corcunda de Notre Dame” e “Romeu e Julieta”.

Mais uma vez surpreendeu a capacidade dos alunos de interpretarem textos extensos, tanto mais que esta acção da Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Gueifães decorre apenas desde Fevereiro.

A grande surpresa da noite e do Festival, foi a peça “Romeu e Julieta”, comédia adaptada por Daniela Pêgo e Elza Martins, levada a cena por um grupo de professores, pais e funcionários da Escola. É de registar esta atitude, principalmente por parte dos professores, que assim se aproximam dos alunos e se envolvem activamente nos projectos da Escola, para além da sua função de docentes.

Digna de registo, também, esta iniciativa da Associação da Pais da Escola EB 2/3 de Gueifães que, a avaliar pelo número de participantes e pelos níveis de público, constitui um verdadeiro sucesso.


fotoO quinto dia - Vê algumas fotos aqui

O quinto e o sexto dia do Festival de Teatro Escolar foram destinados à Companhia “Escola em Palco” da Escola EB 2/3 de Gueifães que participa pela primeira vez no Festival e logo com quatro projectos.

“Escola em Palco” é uma espécie de Clube de Teatro, iniciativa da Associação de Pais da EB 2/3 de Gueifães, orientada pelas professoras Daniela Pego e Elza Martins, e envolve cerca de 70 actores.

Neste primeiro dia da sua participação no Festival a “Escola em Palco” apresentou as peças: “Cinderela” e “Sonhozinho de uma noite de verão”, dois clássicos adaptados pelas orientadoras. Ambos os projectos revelaram a grande capacidade de trabalho dos jovens actores, dada a dimensão dos textos que tiveram de interpretar.

O Auditório do Fórum Jovem da Maia foi pequeno para acolher o muito público que esgotou completamente o espaço.



fotoO quarto dia - Vê algumas fotos aqui

O quarto dia do Festival de Teatro Escolar foi preenchido pela Companhia “F’Actores”, turma do 6º F da Escola EB 2/3 da Maia, com o projecto “ComunicÀção”.

Mais uma vez a “Comunicação” foi o tema dominante, desenrolando-se a acção em torno das venturas e desventuras de uma cabeleireira, de seu nome “Cão” – abreviatura de Conceição, e do seu estabelecimento de bairro que é palco das maiores confusões que resultam de lapsos de comunicação.

Esta foi a segunda vez que o 6º F participa no Festival de Teatro Escolar da Maia com um trabalho final da Área de Projecto e mais uma vez o público saiu surpreendido com a qualidade técnica e artística e o profissionalismo deste grupo de jovens actores.

Tal como outras Companhias da EB 2/3 da Maia, este projecto contou com a colaboração de um Formador de Expressão Dramática, destacado pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

foto3O terceiro dia - Vê algumas fotos aqui

O terceiro dia do Festival de Teatro Escolar da Maia esteve a cargo da companhia “6º Acto” – turma do 6º E da Escola EB 2/3 da Maia, com a peça “TV Comunicação”.

Os 26 actores recriaram um programa televisivo de informação e debate, tendo como tema as diferentes formas de comunicar em Portugal, sendo feito um percurso, com ligações aos repórteres de exterior, por todo o país, incluindo as ilhas.

Esta turma participa pela segunda vez no Festival de Teatro Escolar da Maia, com uma peça de teatro desenvolvida na disciplina de Área de Projecto, uma acção que contou com a colaboração de um Formador de Expressão Dramática, destacado pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

Tanto a representação da tarde, para a comunidade escolar, como a da noite, para o público em geral, registaram lotação esgotada e o público pode constatar como é importante o teatro na Escola, como instrumento pedagógico privilegiado na formação humana, cultural e cívica dos jovens.


foto2O segundo dia - Vê algumas fotos aqui

No segundo dia do Festival de Teatro Escolar da Maia marcou presença a turma do 5º B da Escola EB 2/3 da Maia, que se constituíram em Companhia de Teatro com a designação de “Olá Bom-Dia”, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

Sendo o tema da Escola “A Comunicação”, os 21 actores interpretaram a peça “Conseguimos Comunicar? Yes, we can”, que promove um aceso debate em torno das diversas formas de comunicação que se intitulavam como as mais importantes.

Após a realização de um julgamento, moderado por um juiz ser humano, conclui-se que todas as formas de comunicação são importantes e necessárias.

De salientar a riqueza plástica das máscaras utilizadas pelos actores, recriando cada uma a respectiva forma de comunicação.

A companhia “Olá Bom-Dia” apresentou o seu projecto à tarde, para a comunidade escolar que se deslocou ao Fórum Jovem, e à noite, para o público em geral. Ambas as apresentações registaram lotação esgotada e um público satisfeito e surpreendido com os níveis técnicos e artísticos destes jovens actores.

 

foto1

O primeiro dia - Vê algumas fotos aqui

Arrancou segunda-feira, dia 25 de Maio, no Fórum Jovem da Maia, a quinta edição do Festival de Teatro Escolar da Maia, organizado pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

A abertura do Festival foi reservada para os projectos de Expressão Dramática levados a cabo pelas Escolas EB1, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular, este ano representados pela Escola EB1 de Porto Bom – Godim.

Durante a manhã desfilaram quatro projectos
, orientados pela Professora Joana Rocha, que envolveram cerca de 50 alunos, tendo a época medieval como tema central das representações.

A tarde do Festival foi preenchida pelo grupo “Os Invencíveis” do Curso de Educação e Formação – Operador de Informática para Alunos Autistas, da Escola EB 2/3 da Maia,
que levaram a cena uma adaptação do clássico infantil “Os três porquinhos”.

 
Advertisement
Advertisement
 
Advertisement
 
Advertisement
Advertisement
 
 
Advertisement
 
 
 
 
 
 

FJ
CA
LJ
GAAPP
AJM
CMJ

Meteorologia

O Tempo na Maia

O Pelouro no ...

logo twitter  
 

Localização

Mapa

 
Advertisement